Eis o melhor e o pior de mim. O meu termomêtro, o meu quilate.

Pages

segunda-feira, março 26, 2012


Lixo Extraordinário


Esse documentário já está um pouco velhinho, comparado com a velocidade que as coisas ficam para trás e nos dias de hoje, mas eu o vi recentemente, indicado pelo meu acompanhador.
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.*

Essa é a sinopse, mas esse documentário é muito mais que isso. A minha experiência enquanto o assistia, foi de experimentar sentimentos que eu nem imaginava que havia dentro de mim.
É realmente muito triste, saber que em um país tão grandioso e com uma riqueza enorme ainda haja pessoas vivendo desse jeito. O lixão foi fechado, mas essa realidade de pobreza ainda é muito forte em nosso país. Independente das dificuldades que aquelas pessoas enfrentam, é bonito ver a dignidade que elas encaram seu trabalho, o orgulho que sentem de si próprias, por sua atividade que realmente é importante para o meio ambiente.

Quando o meu acompanhador me sugeriu ver esse vídeo, eu estava passando por uma grande crise de identidade, de até mesmo de não aceitar minha história. Minha história não é diferente de muitas pessoas, mas é uma história que machuca. Muitas dificuldades, trabalhar muito cedo, separação dos pais... Não entrarei em detalhes, mas citei algumas coisas para salientar o quanto me identifiquei com a história daquelas pessoas, que sofrem, são colocadas à margem da sociedade, não tem acesso nem a saneamento básico. Elas chegam até mesmo a comer comida do lixo. Os esforços que fazem para sobreviver, não se deixam ser diminuídos por ninguém, pois como diria Charlotte Brontë: “Somos todos iguais diante de Deus”. Eles sabem essa verdade, pois Deus dá uma grande sabedoria aos humildes de coração.

Vendo essa dura realidade, me ponho a pensar o tanto de vezes que já ouvi algumas pessoas que assistem a pobreza dos outros pela televisão, dizerem que os pobres não se esforçam, que não estudam, não leem um livro... Ah meu Deus, se ler livros enriquecesse a gente, eu estaria pelo ao menos numa posição melhor, pois o que mais faço é ler. A leitura é muito importante, e eles leem, até Nietzsche eles leram. Mas ler um livro apenas, sem escola não muda a vida de ninguém. Pode até te ajudar a formar opinião, mas tirar a pessoa da miséria precisa de muito mais que isso. E depois, vamos raciocinar, temos necessidades básicas, como comer, beber, nos aquecer. Quem vai pensar em fazer uma tese sobre Dostoiévski se está passando fome ou frio? Com fome não conseguimos nem pensar em Deus, quanto mais em ler.

O pior câncer é a ignorância, mas não é a ignorância da falta de cultura, mas essa ignorância que faz com que a pessoa julgue o outro culpado de sua miséria, quando na verdade ele é uma vítima. Essa ignorância que faz com que percamos a misericórdia para com nossos irmãos.
Esse documentário vale a pena ser visto, revisto, degustado e saboreado, pois faz-nos olhar para nossa pobreza dentro de nós, nossa pobreza de falta de caridade e nosso comodismo. Faz-nos perceber que ninguém consegue nada sozinho, sem uma mão, sem uma seta. Faz-nos observar que temos que ter orgulho daquilo que somos, independente de nossa situação financeira, as escolas que estudamos, o bairro que moramos. Por que o que somos, somos. O resto é tudo título, mas a nossa essência sim é importante. Quem ainda não percebeu isso, ainda está na superfície, demorará para experimentar o que realmente importa.
Somos todos iguais diante de Deus.


Fernanda Pereira
* Fonte: http://www.lixoextraordinario.net/filme-sinopse.php
1

1 comentários:

LG disse...

O pior é que com o passar do tempo esta situação vira paisagem, ninguem faz nada !

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t